Quais são as desvantagens dos preservativos masculinos?

  Share


Os preservativos devem ser usados corretamente para evitar a gravidez. Se o preservativo não é colocado antes do pénis tocar a vagina a gravidez pode ocorrer, porque alguns espermatozóides podem sair antes do preservativo ser colocado. Os preservativos podem romper acidentalmente com as unhas ou jóias, ao abrir a embalagem ou ainda estourar durante o sexo. No caso de acontecer o preservativo já não será eficaz.

  • Os preservativos masculinos existem em vários tamanhos. Se é usado o tamanho errado, o preservativo pode escorregar durante o ato deixando de oferecer proteção.
  •  Quando o preservativo masculino é usado, o homem deve retirar o pénis depois de ejacular e enquanto o pénis está ereto, segurando o preservativo na base do pénis.
  •  No caso de homens que têm dificuldade em manter a ereção durante todo o ato sexual, pode-se tornar difícil o uso do preservativo masculino. 
  • O uso do preservativo deve ter o consentimento e cooperação de ambas as pessoas. Em algumas relações o homem pode recusar o uso do preservativo. Alguns casais sentem que o prazer pode ser afetado por sentirem o preservativo ou interromperem o contato sexual para colocar o preservativo.
  • Se uma pessoa tem fungos e está se tratando utilizando cremes, o creme medicinal pode interferir com a eficácia do preservativo de látex. Os preservativos de poliuretano podem ser usados com maior segurança.