Quando posso começar a pílula progestativa?

  Share


A toma da pílula progestativa pode ser iniciada a qualquer momento. Se a mulher começa nos primeiros 5 dias após o início da sua menstruação ou de um aborto, não há necessidade de usar um método de retaguarda; a mulher estará imediatamente protegida. Se começar mais de 5 dias depois do início da sua menstruação ou de aborto, a mulher pode começar a pílula progestativa a qualquer momento, mas ela vai precisar de um método de retaguarda nos primeiros 2 dias de ingestão das pílulas. Ela pode usar preservativos como método de retaguarda. 

Após o parto, e se a mulher não estiver a amamentar, ela pode começar a tomar a pílula combinada 4 semanas após o parto sem precisar de usar un método contraceptivo. Se já tiverem passado mais de 4 semanas desde o parto e ela não tiver iniciado a pílula progestativa ela vai precisar de usar um outro método contraceptivo de retaguarda como o preservativo durante 2 dias.

Se ela continuar a amamentar, ela pode mudar para a pílula combinada quando a bebé tiver 6 meses de idade; nesta altura a pílula combinada não  interfere com a sua capacidade de amamentar. Para as mulheres que amamentam e o bebé tem menos de seis meses, a pílula progestativa é a pílula recomendada, a mulher não deve usar uma pílula contraceptiva combinada. 46,47,