pílula de progestativo

  Share


  • O que é a pílula progestativa?

    A pílula progestativa (também conhecida como "mini-pílula", contraceptivo oral progestativo) contém doses muito baixas de um progestativo que é semelhante à hormona natural progesterona e que existe no corpo da mulher. A pílula progestativa pode ser composta quer de noretisterona, levonorgestrel Read more »

  • Como é que a pílula progestativa funciona?

    A pílula progestativa induz o espessamento do muco cervical (isto impede o espermatozoide de alcançar o óvulo) A pílula progestativa altera o ciclo menstrual, inclusive impedindo a liberação de óvulos pelos ovários (ovulação), isto acontece em 97% (pílula de desogestrel) e 60% (pílula composta por… Read more »

  • Como devo tomar uma pílula progestativa?

    Normalmente as embalagens das pílulas progestativas têm 28 comprimidos, embora, em alguns casos, possam vir em embalagens de 35 comprimidos. A mulher deve tomar uma pílula todos os dias à mesma hora; não há intervalos entre embalagens de pílulas. Se ela começa a embalagem a uma terça-feira, em… Read more »

  • Quando posso começar a pílula progestativa?

    A toma da pílula progestativa pode ser iniciada a qualquer momento. Se a mulher começa nos primeiros 5 dias após o início da sua menstruação ou de um aborto, não há necessidade de usar um método de retaguarda; a mulher estará imediatamente protegida. Se começar mais de 5 dias depois do início da… Read more »

  • E se eu me esquecer de tomar uma pílula progestativa?

    A pílula progestativa é mais sensivel em relação ao horário de ingestão do que a pílula combinada, por isso para que a pílula progestativa seja eficaz, é importante tomá-la todos os dias à mesma hora. Se a pílula é tomada mais de 3 horas após o horário escolhido (ou 12 horas, se a pílula usada… Read more »

  • E se eu vomitar ou tiver diarreia depois de tomar a pílula progestativa?

    Se uma mulher vomitar até 2 horas depois de tomar a pílula, se se sentir bem o suficiente, ela deve tomar outra pílula o mais rápido possível. Desde que a mulher não fique doente novamente, a eficácia da pílula não irá ser afectada. A mulher deve continuar a tomar os comprimidos seguintes à hora… Read more »

  • Que medicamentos podem afectar a eficácia da pílula progestativa?

    Se a mulher estiver a tomar medicamentos receitados por um médico, enfermeiro ou no hospital, ela deve sempre dizer que ela está a tomar a pílula progestativa (ou o nome da marca da pílula). Quando a mulher tiver o medicamento, ela também deve verificar as instruções do medicamento para ver se há… Read more »

  • Quais são as vantagens do uso da pílula progestativa?

    Pode continuar a amamentar se usar a pílula progestativa. É útil para as mulheres que não podem tomar estrogénios, como os encontrados na pílula contraceptiva combinada, adesivo contraceptivo ou anel vaginal contraceptivo. Pode ser usada em qualquer idade, mas é especialmente útil quando uma mulher… Read more »

  • Quais são as desvantagens da pílula progestativa?

    As mulheres que tomam a pílula progestativa podem deixar de ter períodos regulares. A menstruação pode tornar-se irregular, mais leve, ou mais frequente ou pode parar completamente. Estes efeitos secundários devem desaparecer nos primeiros 6 meses. Esses efeitos secundários não são prejudiciais Read more »

  • Quais são os efeitos secundários da pílula progestativa?

    As mulheres podem ter alguns efeitos secundários temporários quando começam a tomar a pílula progestativa, mas estes devem parar dentro de alguns meses. Os sintomas incluem a pele manchada, náuseas, manchada, sensibilidade mamária, alteração de peso e dores de cabeça. As mudanças na menstruação são… Read more »

  • Quais são as contraindicações ao uso da pílula progestativa?

    As pílulas contraceptivas combinadas NÃO  devem ser usadas por mulheres que: 46 Estejam a amamentar e tenham tido o parto há menos de 6 semanas. Estejam a tomar barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, fenitoína, primidona, topiramato, rifampicina, rifabutina, ou ritonavir ou ritonavir Read more »

  • Quando posso engravidar depois de usar a pílula progestativa?

    Quando a mulher para de tomar pílula progestativa, a sua fertilidade retornará imediatamente e ela pode engravidar logo no primeiro ciclo menstrual. Alguns médicos podem sugerir que as mulheres usem preservativos, assim que interrompem a pílula e até chegar a primeira menstruação, não porque isso… Read more »