contracepção hormonal combinada

  Share


  • O que é a pílula combinada?

    A pílula combinada (também conhecida como pílula ou contracepção hormonal combinada - CHC) contém duas hormonas - estrogénio e progestativo. Estas são hormonas semelhantes às hormonas naturais encontradas no corpo das mulheres. Os contraceptivos hormonais combinados também são conhecidos como… Read more »

  • Como é que funciona a pílula combinada?

    Os contraceptivos orais combinados atuam impedindo a libertação dos óvulos dos ovários (a libertação de óvulos chama-se ovulação). A pílula também atua  alterando o muco cervical e do endométrio. Essas mudanças fazem com que seja difícil para os espermatozóides movimentar-se e alcançar o óvulo. Com… Read more »

  • Quando posso começar a pílula combinada?

    A pílula contraceptiva combinada (PCC)   pode ser iniciada a qualquer momento. Se a mulher começar a pílula combinada nos primeiros 5 dias após, o início da sua menstruação ou de um aborto, não há necessidade de usar um método contraceptivo adicional para prevenção da gravidez; mulher estará… Read more »

  • Como usar a pílula contraceptiva combinada?

    As pílulas contraceptivas combinadas são  mais comuns são as pílulas monofásicas de 21 dias. Cada comprimido tem a mesma quantidade de hormonas. Um comprimido é tomado diariamente durante 21 dias e, em seguida, durante sete dias  não se toma a pílula.  - As mulheres devem tomar a primeira pílula da… Read more »

  • E se eu me esquecer de tomar uma ou mais pílulas?

    Para que a pílula seja eficaz, é importante tomá-la todos os dias à mesma hora mas pode ser tomada várias horas antes ou várias horas depois sem alterar a eficácia de formar significativa. Considera-se um 'esquecimento de pílula' quando a mulher a toma mais de 24 horas depois da hora habitual. Read more »

  • E se eu vomitar ou tiver diarreia depois de tomar a pílula contraceptiva combinada?

    Se uma mulher vomitar  até 2 horas depois de tomar a pílula, se se sentir bem o suficiente, ela deve tomar outra pílula o mais rápido possível. Desde que a mulher não fique doente novamente, a eficácia da pílula não irá ser afectada. A mulher deve continuar a tomar os comprimidos seguintes à hora… Read more »

  • Que medicamentos podem afectar a eficácia da pílula contraceptiva combinada?

    Se a mulher estiver a tomar medicamentos receitados por um médico, enfermeiro ou no hospital, ela deve sempre dizer que ela está a tomar a pílula (ou o nome da marca da pílula). Quando a mulher tiver o medicamento, ela também deve verificar as instruções do medicamento para ver se há qualquer… Read more »

  • Quais são as vantagens da pílula contraceptiva combinada?

    A pílula contraceptiva combinada pode ser interrompida a qualquer momento, sem a ajuda ou intervenção de um profissional de saúde. Não interfere no ato sexual, e é controlada pela mulher. A pílula contraceptiva combinada ajuda as mulheres a protegerem-se da gravidez, cancro do colo do útero (cancro… Read more »

  • Quais são as desvantagens da pílula contraceptiva combinada?

    - A pílula combinada não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, e por isso as mulheres também podem precisar de usar preservativos. - As mulheres têm que se lembrar de tomar a pílula todos os dias à mesma hora. - As mulheres podem ter alguns efeitos secundários temporários ao iniciarem… Read more »

  • Quais são possíveis efeitos secundários/colaterais da pílula combinada?

    As mulheres podem ter alguns efeitos secundários temporários quando começam a tomar a pílula contraceptiva combinada, mas estes devem parar ao fim de alguns meses. Estes sintomas incluem a pele manchada, náuseas, tontura, sensibilidade mamária, alteração de peso e dores de cabeça. Algumas mulheres… Read more »

  • Quais são as contraindicações ao uso da pílula contraceptiva combinada?

    A pílula  combinada NÃO deve ser usada por mulheres que: Estejam a amamentar e tenham tido o parto há menos de 6 meses. Estejam a tomar barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, fenitoína, primidona, topiramato, rifampicina, rifabutina, ou ritonavir ou ritonavir-  inibidores da proteases. Um… Read more »

  • Quando posso engravidar depois de usar pílulas contraceptivas combinadas?

    Quando a mulher para de tomar pílula, a sua fertilidade retornará imediatamente e ela pode engravidar logo no primeiro ciclo menstrual. Alguns médicos podem sugerir que as mulheres usem preservativos, assim que interrompem a pílula e até chegar a primeira menstruação, não porque isso possa afetar a… Read more »