Eu devo conhecer o tempo de gestação/ numero de semanas da gravidez.

  Share


Existem diferentes formas de saber  qual o tempo de gravidez:

  • A mulher pode contar o número de dias que se passaram desde o primeiro dia da última menstruação (PDUM). Muitas mulheres tomam nota do primeiro dia de cada período menstrual num calendário para que possam verificar mais tarde se necessário 
  • A mulher consultar uma médica/o, enfermeira/o ou parteira para que lhe façam um exame físico. Um/a profissional experiente é capaz de estimar o tempo de gravidez através de um exame abdominal, mas apenas a partir das seis semanas após o primeiro dia de sua última menstruação.
  • A mulher pode fazer um ultrassom. Isto é especialmente recomendado se:

             - A mulher não tem certeza do primeiro dia da sua última menstruação ou se um exame físico também for inconclusivo

             - A mulher ficou grávida sem menstruar uma única vez depois de um aborto ou parto.

Informação adicional:

Por convenção a gravidez é datada em semanas, contando desde o primeiro dia da última menstrução e não a partir da data da conceção como alguns poderiam pensar. 18 Se uma mulher tem um ciclo regular, a ovulação em principío ocorre cerca de 2 semanas depois do primeiro dia da menstruação, a fertilização/conceção ocorre pouco depois da ovulação. Por isso o tempo de gravidez é cerca de 2 semanas superior ao número de semanas que passaram desde a conceção (data em que teve relações sexuais desprotegidas). Se está a calcular o tempo de gravidez baseado na data provavel em que teve relações sexuais desprotegidas e que engravidou deve acrescentar 2 semanas para ter uma estimativa do tempo de gravidez.