E se eu me esquecer de tomar uma ou mais pílulas?

  Share


Para que a pílula seja eficaz, é importante tomá-la todos os dias à mesma hora mas pode ser tomada várias horas antes ou várias horas depois sem alterar a eficácia de formar significativa. Considera-se um 'esquecimento de pílula' quando a mulher a toma mais de 24 horas depois da hora habitual. Mesmo que a mulher se esqueça de tomar uma pílula, o importante é não parar de tomar os comprimidos. Não há problema se a mulher se esquecer de tomar um comprimido em qualquer altura do ciclo ou se iniciar uma nova embalagem com um dia de atraso. Nestes casos, a mulher ainda está protegida. No entanto, se a mulher se esquecer de tomar duas ou mais pílulas ou iniciar o pacote com dois ou mais dias de atraso, isto pode afectar a sua protecção anticoncepcional e a eficácia da pílula contraceptiva combinada.

 

Se a mulher se esquecer de tomar um comprimido, a mulher deve continuar a tomar os comprimidos normalmente e não é necessário nenhum método adicional de protecção. Se tiverem passado mais de 24 horas desde que a mulher se esqueceu de tomar a pílula, ela deve tomar 2 comprimidos de uma vez.

Se a mulher se tiver esquecido de duas ou mais pílulas (a última pílula foi tomada à 48h ou mais), então deve:

- Se a embalagem ainda tiver 7 ou mais pílulas para tomar, a mulher deve tomar 2 comprimidos imediatamente (o que foi esquecido e o que deveria ser tomado no dia em que se lembrou), e depois deve continuar a tomar a pílula, como de costume.

- Se a embalagem tem menos de 7 comprimidos, a mulher deve terminar a embalagem e começar uma nova no dia seguinte, sem fazer a habitual pausa de sete dias de entre embalagens.

- Se a mulher se tiver esquecido de duas ou mais pílulas, deve usar preservativos ou não ter relações sexuais durante os próximos 7 dias (nove dias se ela estiver  tomando pílulas de Valerato de estradiol / dienogest), porque neste caso ela não está protegida.

 

Precauções adicionais se a mulher se esquecer de tomar duas ou mais pílulas, precauções a tomar de acordo com a semana do esquecimento:

- Se a mulher se esquecer de tomar as pílulas na primeira semana (pílulas 1-7), deve usar Contracepção de Emergência, caso o sexo desprotegido tenha ocorrido no intervalo entre embalagens de pílulas ou durante a primeira semana de toma da pílula. As mulheres devem usar preservativos ou abster-se de sexo durante os 7 dias seguintes (nove dias se ela está tomando Valerato de estradiol / dienogest) para evitar uma gravidez indesejada.

- Se a mulher se esquecer de tomar duas ou mais pílulas na segunda semana (comprimidos 8-14) e se, na primeira semana, a mulher usou as pílulas regularmente, durante 7 dias, ela não precisa usar a contracepção de emergência, mas deve usar preservativos ou  abster-se de sexo durante os 7 dias seguintes (nove dias, se ela estiver a tomar estradiol valerate/ dienogest) para evitar uma gravidez indesejada. 

 

- se a mulher se esquecer de tomar a pílula na terceira semana (pílula 15-21) e na segunda semana a mulher usou de forma regular nos últimos 7 dias ela não precisa de usar contracepção de emergência. No entanto ela deve usar preservativos ou abster-se de ter relações sexuais nos próximos 7 dias (nove dias, se ela estiver a tomar estradiol valerate/ dienogest) para evitar uma gravidez indesejada. Ela também é aconselhada a terminar a embalagem e começar uma nova no dia seguinte, sem fazer a pausa habitual de 7 dias entre ambas embalagens.53

contracepção de emergência