Tenho uma gravidez ectópica.

  Share


Uma gravidez ectópica ocorre quando um embrião se implanta em algum lugar que não seja o útero, como por exemplo numa das trompas de falópio. A gravidez ectópica é uma situação rara, mas implica risco de vida para a mulher, esta situação ocorre em 1,5-2% das gestações e só pode ser confirmada por uma ultra-sonografia depois das 6 semanas de gestação.

Se a mulher não consegue fazer um ultrassom, não vai haver problema em usar os comprimidos abortivos, uma vez que não vai ter qualquer efeito no caso da haver gravidez ectópica. Pode haver algum sangramento, mas não verá coágulos ou tecido a passar, porque a gravidez continua fora do útero.

A gravidez ectópica pode ser assintomática nas fases iniciais. Os sintomas de uma gravidez ectópica podem, muitas vezes, ser pouco claros, e incluem sangramento vaginal, dor abdominal ou pélvica (geralmente mais forte de um lado), dor no ombro, fraqueza ou tontura. Estes sintomas podem também ocorrer em outras condições, tais como cistos ovarianos, abortos espontaneos, ou até mesmo numa gravidez normal. Desta forma, estes sintomas por si só não significam que uma mulher tem uma gravidez ectópica. Se houver suspeita de uma gravidez ectópica, os exames de sangue beta-HCG, o hormônio que está no sangue durante a gravidez, e ultrassom após 6 semanas podem ser feitos para ajudar a confirmar o diagnóstico. A gravidez ectópica pode ser uma ameaça à vida da mulher e precisa de ser tratada de emergência.