Como vou me sentir emocionalmente depois de um aborto?

  Share


Milhões de mulheres em todo o mundo têm abortos e não têm problemas psicológicos depois. A emoção mais relatada após um aborto é a de alívio. Nas primeiras semanas após o aborto, enquanto os hormônios da gravidez ainda estão no corpo, a mulher pode sentir alterações emocionais, incluindo alívio, tristeza ou felicidade. É importante tentar falar com alguém sobre esses sentimentos.

A maioria das mulheres consegue lidar com esses sentimentos, especialmente tendo apoio de amigos/as e familiares. A maioria das mulheres não permanece com sentimentos negativos. Algumas mulheres podem ter mais dificuldades em lidar com a experiência do aborto, especialmente se elas estiverem numa fase difícil das suas vidas. A maioria das mulheres fica tranquila com a sua decisão consciente.

É importante lembrar que, em muitas culturas, as mulheres que fazem sexo ou têm uma gravidez indesejada são “pressionadas” a sentir vergonha ou culpa. Essas pressões podem influenciar uma mulher mas há mulheres que tentam resistir à pressão e julgamento da sociedade. A Women Help Women, acredita na força das mulheres e de que são capazes de  tomar as decisões que forem melhor para elas. Ninguém tem o direito de julgar as decisões pessoais de uma mulher.