Como devo utilizar o preservativo?

  Share


É importante que o pénis não tenha contato com a vagina antes de se  colocar o preservativo. Isso, porque o sémen pode sair antes do homem ejacular totalmente. Se isso acontecer, se o esperma tiver contato com vagina, durante o uso do preservativo, a mulher deve considerar o uso de contracepção de emergência e fazer um teste de despitagem de ISTs (infecções sexualmente transmissiveis).

Verifique a data de validade na embalagem para se certificar de que o preservativo não está fora de prazo e que a sua eficácia está reduzida. Depois, segure o reservatório (na ponta) do preservativo entre o polegar e o indicador. Segure o reservatório para se certificar que não fica nenhuma bolha de ar no interior.  Deve assegurar-se que desenrola o preservativo pela parte exterior do preservativo, se o preservativo não desenrolar facilmente é porque está ao contrário, pegue num novo preservativo e recomece. Deve desenrolar cuidadosamente o preservativo ao longo do pénis ereto até à base.

Imediatamente após a ejaculação, antes que o pénis tenha perdido a sua ereção, é importante retirar o pénis e segurar o preservativo na base do pénis. O esperma pode vazar para fora uma vez que o homem perde a ereção. Quando o pênis está fora da vagina, puxe o preservativo lentamente, tomando cuidado para não derramar o conteúdo. Verifique se o preservativo não está danificado nem se houve um vazamento e deite o preservativo no lixo. Se o preservativo estiver danificado ou houver um vazamento você deve considerar o uso de contracepção de emergência.

Antes de qualquer contato sexual adicional, ambas as pessoas devem lavar as mãos para  tocar o preservativo. Um novo preservativo deve ser usado, mesmo que o homem não esteja a planear ejacular de novo, se o casal continuar o contato sexual. Não tente nunca reutilizar um preservativo. Use um novo preservativo cada vez que tiver relações sexuais, mesmo se tiver relações sexuais imediatamente a seguir.