Como usar a pílula contraceptiva combinada?

  Share


As pílulas contraceptivas combinadas são  mais comuns são as pílulas monofásicas de 21 dias. Cada comprimido tem a mesma quantidade de hormonas. Um comprimido é tomado diariamente durante 21 dias e, em seguida, durante sete dias  não se toma a pílula.

 - As mulheres devem tomar a primeira pílula da embalagem a partir da marca com o dia correcto da semana, ou devem tomar a primeira pílula da primeira cor (se forem pílulas fásicos).

- A mulher  deve continuar a tomar a pílula no mesmo horário todos os dias até que a embalagem esteja vazia. Em seguida, ela deve parar de tomar os comprimidos durante sete dias (durante estes sete dias a maioria das mulheres tem sangramento, que normalmente é menos intenso do que o seu período menstrual normal). Este sangramento é devido à paragem na toma de hormonas e não é uma menstruação fisiológica.

- A mulher deve começar o novo pacote de pílulas no oitavo dia, independentemente de ela ainda estar a sangrar ou não, ou mesmo que ela não tenha tido qualquer hemorragia.

A pílula foi feita para ser tomada todos os dias durante 21 dias e à mesma hora do dia. Ao tomar a sua primeira pílula a mulher deve escolher um momento conveniente para ela. Normalmente, é mais fácil se ela associar a tomada da pílula com uma rotina diária (por exemplo, quando escova os dentes pela manhã). A pílula pode ser tomada a qualquer hora do dia, mas idealmente deve ser tomada à mesma hora todos os dias para obter uma melhor protecção.