Como funciona um preservativo masculino?

  Share


Os preservativos impedem o esperma de alcançar o óvulo ao criarem uma barreira física para impedir a fertilização. Se for utilizado de acordo com as instruções, o preservativo masculino é de 98% eficaz. Isso significa que apenas duas mulheres em cada 100 podem engravidar  num ano. Se não for utilizado de acordo com as instruções o risco de gravidez é maior. O mesmo preservativo não deve ser utilizado mais do que uma vez. O casal deve usar um novo preservativo de cada vez que tem sexo.

É importante saber que os lubrificantes podem tornar os preservativos de látex menos eficazes, mas podem ser seguros ao serem utilizados com preservativos feitos de poliuretano ou poli-isopreno. Os lubrificantes à base de água são os mais seguros, estão disponíveis em farmácias e clínicas de saúde sexual e podem ser usados em conjunto com todos os preservativos, incluindo os de látex pois não afetam a sua eficácia.

Alguns preservativos masculinos vêm com espermicida. O espermicida é um produto químico que mata o esperma. Estes preservativos estão sendo lentamente eliminados do mercado, depois de uma pesquisa constatar que um espermicida chamado nonoxynol 9 não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e HIV, e podem até aumentar o risco de infecção. Nonoxynol 9 também pode causar irritações vaginais em algumas mulheres, o que pode aumentar a susceptibilidade a infecções. É melhor evitar o uso de preservativos lubrificados com espermicidas, ou usar espermicida como um lubrificante adicional. 46