Eu tomo uma determinada marca de pílula anticoncepcional. Será que uma marca diferente funciona da mesma forma?

  Share


Sim, as mulheres podem mudar o tipo de pílula contraceptiva que usam. Elas podem decidir mudar para outra marca que tem os mesmos principios ativos e mesmo efeito ou pode decidir mudar para outra marca com outros principios ativos. Em ambos os casos a eficácia deve ser a mesma.

As empresas farmacêuticas comerciais criam medicamentos, e, de seguida, promovem-nos com nomes específicos. Assim, o mesmo comprimido pode ter muitos nomes diferentes. Por exemplo, o analgésico acetaminofeno/paracetamol é vendido como APAP, Panadol, Tylenol e muitas outras marcas. Mas também é vendido como acetaminofeno ou sob uma marca de loja. Este medicamentos chamam-se "genéricos". As empresas não gastam dinheiro com publicidade para medicamentos genéricos, pois eles geralmente são muito mais baratos, do que as marcas mais publicitadas.

Os medicamentos com marcas conhecidas podem ser muito caros. O elevado custo não significa que eles sejam melhores. Na verdade, os medicamentos genéricos têm exatamente a mesma formulação que os medicamentos de marca e são tão seguros e tão eficazes como os medicamentos de marca, e a sua qualidade é regulada e controlada. Os medicamentos genéricos simplesmente não têm uma marca comercial conhecida. Os genéricos podem ajudar as pessoas em todo o mundo a obter os medicamentos de que necessitam, a um custo mais razoável. A Women Help Women, promove o acesso aos genéricos, para que mais mulheres possam obter medicamentos relacionados com a saúde reprodutiva que precisam para garantir a sua saúde e autonomia reprodutiva.